Prefeitura Municipal de Nova Era

Você sabia? Curta nossa fan page
Nova Era, 23 de junho de 2017 Atendimento
Imprimir Email

Saúde

Capacitação dos Agentes de Saúde

por Secretaria Municipal de Saúde

19/05/2017 14:57

Capacitação Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último dia 10, capacitação/palestra sobre a Leishmaniose para profissionais de saúde Secretaria Municipal e hospital, representantes de classes, igrejas, vereadores, polícia, fórum e população.

A palestra foi ministrada pelo profissional Marcelo Motta, farmacêutico responsável pela Vigilância Epidemiológica da GRS – Gerência Regional de Saúde/ Itabira.

O objetivo do evento foi a conscientização sobre a doença, tipos, sintomas, tratamento e prevenção, uma vez que nosso município é considerado “silencioso” (não temos ciência de casos Humanos), mas “receptivo”(existência de vetor).

A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é o número crescente de cães contaminados nas ruas e domicílios, sendo que a doença é transmitida por mosquitos que se alimentam do Sangue do cão, seu hospedeiro, mas durante as epidemias o homem pode também servir como reservatório do parasita.

A doença nos humanos é silenciosa, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o braço e a medula óssea causando também feridas na pele.

A doença nos cães tem sintomas como perda de peso, feridas no corpo, apatia e falta de pelo ao redor dos olhos.

A Secretaria de saúde realiza o “Teste Rápido” em cães, além de identificar possíveis reservatórios do parasita e, diante os casos positivos, realiza sorologia para confirmação do diagnostico pela FUNED – Fundação Ezequiel Dias/Belo Horizonte e, se novamente confirmados, realiza-se a eutanásia.

As medidas de prevenção são limpeza de quintais, eliminação de galinheiros, pois as aves atraem o vetor, uso de repelentes e instalação de tela nas janelas.

Sugerimos que a população divulgue nossa preocupação e denuncie cães suspeitos através dos telefones 3861-1661 e 3861-5764. Não é necessário se identificar.

Colabore com a Saúde Pública, pois a prevenção é responsabilidade de todos os cidadãos.

 

Confira mais fotos na galeria abaixo.



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página