Prefeitura Municipal de Nova Era

Você sabia? Curta nossa fan page
Nova Era, 23 de junho de 2017 Atendimento

História

por Comunicação PMNE

19/07/2013 10:00

História

O primeiro topônimo foi São José da Lagoa, em homenagem ao Santo do dia (São José, 19 de março) em que os primeiros desbravadores chegaram à margem de uma grande lagoa. Admite-se que este fato teria ocorrido em 1703, quando da passagem de Antônio Dias de Oliveira e dos Irmãos Camargos pelas margens auríferas do rio Piracicaba.

A existência, ainda hoje, de montões de cascalhos e de canais de captação de água em vários pontos do município são provas evidentes de que a mineração foi o fator preponderante na fixação dos primeiros moradores.
Posteriormente, seja por exaustão das minas e dos garimpos ou por excessivo rigor fiscal na tributação do trabalho dos faiscadores e garimpeiros, a primitiva ocupação cedeu lugar à lavoura, surgindo várias fazendas. As principais foram as de Rio do Peixe, Figueiras, Perdões, Barra do Ribeirão das Cobras ( “Barra do Prata”), Corrientes, Vargem e Mato Dentro.

A essa altura, no local onde se acha a sede do município de Nova Era, já existia o Arraial de São José da Lagoa, com algumas centenas de habitantes fixos cuidando de comércio, garimpo, ofícios e outros afazeres, abastecida a população pelas fazendas citadas. Em 1750, era capela curada, da freguesia de Rio Piracicaba, depois de ter estado, eclesiasticamente subordinado a Caeté e, posteriormente, a Santa Bárbara. Em 1832, ainda como capela curada, passou a subordinar-se à freguesia de Antônio Dias; finalmente, em outubro de 1848, pela Lei provincial n­º 384, foi criada a paróquia de S. José da Lagoa, sendo seu primeiro Vigário o padre João Álvares Martins da Costa.

Em 1848 foi elevado à categoria de distrito, e em 1938 emancipou-se com o nome de Presidente Vargas, topônimo posteriormente trocado em 1942 por Nova Era, sendo óbvia a influência do poder público na escolha dessas denominações.

Típica cidade mineira, com 311 anos, o município de Nova Era está inteiramente localizado na Bacia do Rio Piracicaba, que tem relevante importância econômica para Minas Gerais.
Com localização geográfica privilegiada, possui área de 364 km2, com 17357 habitantes. Fica entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Vale do Aço, sendo cortada pela Rodovia BR 381 e a 20 Km a BR 262, corredores de transação de mercadorias e produtos industrializados entre o sul e o norte do país, além da ferrovia da VALE que é um corredor de exportação para os portos do Espírito Santo, recebendo, portanto, fortes influências econômicas desses importantes pólos de desenvolvimento de Minas Gerais.

Como o povo conta a história da cidade que nasceu de uma promessa

Dois bandeirantes, em exploração das riquezas das Minas Gerais, acabaram por se perder no sertão desconhecido. Lugar inóspido, perdido em imensidão.
Cansados de caminhar, a pele ressequida pelo sol bravio, os pés calejados pelo chão sem fim, a roupa feita em farrapos pelos espinhos e galhos que impediam- lhes a passagem, lábios secos e corpos esgotados.
Totalmente desamparados, com fome e sede, constantemente atacados por insetos, e assustados pelo ruído de animais, por vezes desconhecidos, viam as forças lhes fugirem e pouca perspectiva de salvação.
Entrando em desespero, amparados apenas um no outro, encontraram na fé o único elo de perseverança e lucidez.
Oraram por São José, santo que lhes era conhecido e querido. Pediram forças, vida.., e água.
Prometeram erigir uma cidade, se e onde encontrassem água.
Continuaram andando em meio às orações. De repente, depararam-se em uma clareira, e naquele local, uma bela lagoa de águas cristalinas.
Saciada a sede, ao olharem o espelho d’água, viram ali a imagem refletida do Santo em oração.
Era 19 de Março.
A promessa foi cumprida.
Nasce São José da Lagoa: arraial, distrito, cidade. Nasce Nova Era.
Fonte: Almanaque Nova Era / março 2000

Atrativos Turísticos :

Típica cidade mineira, o município de Nova Era está inteiramente localizado na Bacia do Rio Piracicaba, que tem relevante importância econômica para Minas Gerais.
Praça da Matriz São José da Lagoa
Museu Municipal de Arte e História
Igreja Matriz São José da Lagoa
Fazenda da Vargem