Prefeitura Municipal de Nova Era

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Nova Era, 16 de agosto de 2017 Atendimento
Imprimir Email

Dados

Inventário de Proteção ao Acervo Cultural do Município de Nova Era

por Institucional

05/05/2017 14:35

Inventário de Proteção ao Acervo Cultural do Município de Nova Era

 

A Prefeitura Municipal de Nova Era, através do Departamento Municipal de Cultura e Turismo , auxiliado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Era (COMPHANE) está realizando o inventário de Proteção ao Acervo Cultural do Município.

Os Inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. O principal objetivo é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidade  do Patrimônio Cultural do Município para que ele possa ser preservado. Sendo assim, o inventário visa documentar os bens que melhor caracterizam o município para que, no futuro tais bens vierem a não mais existir, exista pelo menos seu registro em papel e digital para que nossos descendentes possam conhecê-los. Não se trata de tombamento do bem, mas sim da simples documentação deste bem.

Para o desenvolvimento do trabalho está sendo feito o levantamento do histórico da cidade e a identificação e análise desses bens culturais importantes sob diversos aspectos: o histórico, o físico, o construtivo, o funcional e o simbólico-afetivo, observando suas características arquitetônicas, seu estado de conservação e as transformações ocorridas ao longo do tempo.

Nesse sentido, alguns imóveis fazem parte do conjunto selecionado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Era (COMPHANE),  como importante para a história local e para a cultura do município. O Inventário é desenvolvido por arquitetos, historiadores e estudantes de arquitetura, através de uma empresa, que trabalha junto com a Prefeitura Municipal na preservação do nosso Patrimônio Cultural.

Fonte: Departamento Municiapal de Cultura e Turismo e Site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (http://portal.iphan.gov.br/)

 

 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página