Prefeitura Municipal de Nova Era

Você sabia? Hoje, montar o portal de sua cidade é tão fácil quanto brincadeira de criança.
Nova Era, 17 de outubro de 2017 Atendimento
Imprimir Email

Traços Culturais

Vila Santa Rosa celebra o Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

por Institucional

28/09/2017 10:40

Comunidade da Vila Santa Rosa celebra o Reinado de

Nossa Senhora do Rosário.

 

Comunidade da Vila Santa Rosa celebra o Reinado de Nossa Senhora do Rosário

 

Batuque, dança e muita religiosidade. Esses são os ingredientes da contagiante mistura da manifestação popular do Festejo da Guarda de Congo. A comemoração é promovida anualmente, no mês de setembro. Este ano iniciou no dia 15 com a Novena Preparatória, encerrando no dia 24 com a Procissão de Nossa Senhora do Rosário, Cortejo das Guardas e Devotos, Coroação dos Reis Festeiros e benção final com Santíssimo. Contando com a presença de várias irmandades visitantes, nova-erenses ausentes e turistas, num vai e vem do cortejo, estandartes, narrativas míticas e embaixadas.

O cortejo representa o culto religioso à Nossa Senhora do Rosário, santa de devoção dos negros. Para divulgar as raízes e cultura negras, o Festejo agrega valores e busca a aproximação do público por meio da celebração e da espiritualidade. A festa realiza a coroação dos reis Congo, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e muita música.

O Festejo também representa o culto religioso aos santos negros, Santa Efigênia e São Benedito e conserva tradições que simbolizam o sincretismo cultural e religioso do Brasil.

 

Fotos: O3L Arquitetura



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página