Prefeitura Municipal de Nova Era

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Nova Era, 22 de maio de 2017 Atendimento
Imprimir Email

Meio Ambiente

Nota Esclarecimento - Poda das Árvores

por Institucional

06/04/2017 11:03

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
 
A Prefeitura de Nova Era informa ser necessário realizar podas emvárias copas de árvores dentro da área urbana, trecho central e ao longo das avenidas que margeiam o Rio Piracicaba.Visando contribuir para que se tenha uma copa arbórea exuberante e assim uma árvore sadia, é necessário eliminar doenças e parasitas. O motivo para a realização das podas é a alta infestação de “erva-de-passarinho”, como pode ser visto na foto abaixo, nas copas das árvores ribeirinhas. O controle deste tipo de infestação deve ser feito anualmente e como assim não foi realizado, a incidência deste tipo de parasita está alta tomando, muitas vezes, toda a copa das árvores que infesta. Tem casos que fica difícil saber qual é o galho da árvore e qual é estrutura da erva-de-passarinho. A planta “erva-de-passarinho" é uma parasita: suga a seiva da planta hospedeira tirando-lhe os suprimentos elaborados que irão fornecer os nutrientes necessários às raízes e folhas levando ao enfraquecimento de toda a árvore, podendo levá-la à morte.
 
Tecnicamente, em casos extremos de infestação, a única forma de controle é a poda mais drástica que além de ter o objetivo de rebaixar a copa, facilitando os futuros tratos culturais, elimina de forma efetiva o parasitismo, não havendo herbicida indicado para este tipo de controle. Outrossim e não menos importante é a alta infestação de “lagartas de fogo” ou “taturanas” nas copas de algumas árvores próximas à ponte Benedito Valadares cujo controle não deve ser realizado por meio de inseticidas, restando a poda imediata como forma efetiva de controle, já que a alta incidência deste tipo de inseto vem trazendo transtornos aos transeuntes.
 
Portanto, preocupada com a preservação e vigor vegetativo da vegetação ribeirinha e com o bem público, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Obras está realizando estas ações de poda corretiva que vão ao encontro do bem estar e preservação da flora à beira do Rio Piracicaba.
 
Parte do material orgânico gerado pela poda das arvores está sendo triturado para realização de compostagem e reaproveitado em forma de adubo!



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página