Prefeitura Municipal de Nova Era

Você sabia? Curta nossa fan page
Nova Era, 16 de agosto de 2017 Atendimento
Imprimir Email

Cultura

Pastel de São José, legado nova-erense.

por Institucional

14/03/2017 13:26

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastel de São José, legado nova-erense.

A religião católica chegou ao arraial de São José da Lagoa, hoje Nova Era, nos primórdios da exploração aurífera, por volta de 1700. O terreno para a construção da Igreja Matriz São José da Lagoa foi doado em 03/04/1754 pelo Sr. Domingos Francisco, através de escritura pública lavrada em cartório. A escritura faz a referência a uma capela anterior já existente, construída pelos moradores da época. A construção da igreja foi iniciada por volta de 1766, pois a capela existente não comportava mais a população local que havia aumentado muito.

A Igreja Matriz de São José da Lagoa recebeu a benção pelo Padre Antônio Pereira Moura Vasconcelos em 10/11/1768. É marcada pelo estilo rococó. O altar-mor é de autoria do escultor e entalhador português Francisco Vieira Servas, da mesma época do Mestre Aleijadinho. Ela teve sua importância histórico cultural reconhecida através do seu tombamento pelo IPHAN, em 1953.

Através dos anos passou por um processo de transformação e ampliação. O processo evolutivo se encerrou no início do século XX. Desde então, começou a ocorrer o processo inverso: o de perda e de deterioração.

Na década de 70, precisamente em 1977, por iniciativa de lideranças comunitárias, iniciou-se um processo de resgate da Festa do nosso Padroeiro São José da Lagoa e juntamente a comemoração do aniversário de fundação de nosso município.
A partir daí, tornou-se um empreendimento comunitário que se concretiza a cada ano com empenho renovado e sempre agregando novos valores.

Empreendimento que tornou-se um marco no calendário dos acontecimentos sócio-culturais em nossa cidade, que vem de ano em ano, projetando sempre mais além de nossas fronteiras.

É um patrimônio tricentenário, de tradição evocativa, de ancestralidade, de fé, conquistas e devoção, orgulho de todos os novaerenses, gerador de autoestima coletiva.

A partir de 1989 a comunidade novaerense começou campanhas para a arrecadação de recursos financeiros para a restauração da Igreja Matriz São José da Lagoa, iniciando uma campanha na Festa de São José para aumentar a arrecadação com a confecção de pastéis, denominado posteriormente “Pastel de São José”. Esta campanha foi estendida por todas as quartas-feiras após a missa na Igreja Matriz, onde a comunidade se encontra para um agradável momento de prosa, degustando a deliciosa iguaria. Os pastéis são preparados a mais de vinte anos por um grupo de voluntários que dedicam a essa causa magnânima, movidos pela fé e ideais de preservação cultural.

As atividades dos eventos tem objetivos nobres como manter a fé em nosso padroeiro, resgatar nossa história, nossas tradições e levantar recursos para restauração e manutenção da Igreja Matriz São da Lagoa.

O nosso tão famoso e delicioso pastel de São José virou carro chefe da campanha de restauração sendo incorporado na cultura local e a cada ano cresce a participação dos novaerenses ausentes, de pessoas de nossa região, turistas e excursionistas, que vem pela festa e especialmente para degustar o conhecido “Pastel de São José”.

É degustação obrigatória para os moradores e visitantes da cidade. Toda quarta-feira, depois da missa na Igreja Matriz São José da Lagoa e durante todos os eventos realizados na Praça da Matriz a iguaria é vendida e o lucro arrecadado, destina-se às obras de restauração e manutenção da igreja matriz. Durante mais de vinte anos a comunidade perseverou na luta em prol deste bem. E o pastel de São José fez toda a diferença.

A nova capela, hoje matriz, permanece altiva na paisagem como uma sentinela. Obra/monumento nacional, memorial da família lagoana que com certeza se perpetuará para novas gerações, pelas notáveis ações da comunidade novaerense que a restaurou, preservando-a, resgatando todo seu esplendor de outrora.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página