Prefeitura Municipal de Nova Era

Você sabia? Este website foi desenvolvido com a solução Portal Fácil?
Nova Era, 16 de agosto de 2017 Atendimento
Imprimir Email

Pontos Turísticos

Ponte Benedito Valadares

por Comunicação PMNE

29/10/2013 10:24

 Ponte Benedito Valadares

Ponte Benedito Valadares

Em 13 de dezembro de 1938, pelo decreto nº 148 do Governador Benedito Valadares, o progressista povoado de São José da Lagoa foi elevado à categoria de município com o nome de Presidente Vargas, em homenagem ao Presidente da República.

 

            Em 01 de janeiro de 1939, foi instalado o município que teve como primeiro prefeito nomeado o farmacêutico Nelson de Lima Bruzzi, que ficou no cargo até 1944.

 

            Presidente Vargas era um importante entreposto comercial para o transporte ferroviário de madeira, gado e outras mercadorias. Contava na época com pequenas indústrias, laticínios, serrarias, selarias, padarias e muitos estabelecimentos comerciais na Rua do Comércio (hoje Rua Governador Valadares). A economia do município vivia também do carvão vegetal, produzido das florestas nativas em abundância naquela época e vendido para a Belgo Mineira, em Rio Piracicaba ( somente em 1964 foi criado o município de João Monlevade).

 

         Em 1940, o Presidente da República Getúlio Dorneles Vargas e o Governador de Minas Gerais Benedito Valadares Ribeiro visitaram a cidade de Presidente Vargas, para inaugurar a ponte de concreto armado sobre o Rio Piracicaba.

            Esta obra teve seu projeto aprovado pelo  Sr. Israel Pinheiro (Secretário de Agricultura naquela época) e sua construção foi autorizada pelo Governo do Estado aos 27/07/1939. Os serviços foram executados pela firma Benjamim Cunha Júnior. Os trabalhos foram iniciados sob a responsabilidade de Israel Pinheiro e continuados sob a direção de Odilon Dias Pereira. As obras duraram 08 meses, sendo que a sua execução enfrentou as enchentes do Rio Piracicaba mas não foram obstáculos para a conclusão da importante obra de engenharia, conforme ordem do Governo do Estado que nenhum fator deveria interrompê-la.

 

          A sua inauguração foi no dia 13 de maio de 1940 que trouxe à cidade o Presidente da República, o Governador do Estado, entre outros autoridades oficiais.

 

        Na cidade de Presidente Vargas as manifestações e festividades, por ocasião da passagem dos ilustres visitantes, tiveram os aspectos de uma consagração popular. O Prefeito Nelson de Lima Bruzzi organizou um belo programa para homenagear os visitantes ilustres. Foram 15 dias de festejos para preparar a chamada Quinzena Cívica.

 

Ponte Benedito Valadares.

A partir desta data a Ponte Benedito Valadares tornou-se a principal via de comunicação ligando Presidente Vargas às demais cidades circunvizinhas e ao país.

Ponte Benedito Valadares possui hoje restrição para trânsito pesado permitindo trafegar somente veículos leves. A circulação motorizada acontece em sentido único centro / bairro.

       

Sua extensão é de aproximadamente 86 metros de uma ponta a outra.

 

Sob a ponte há seis pares de pilares suportando parte da carga. Há dois arcos um de cada lado da ponte que transpassa de um lado a outro, ajudando a suportar o peso. O vão entre arcos mede 60 metros. Neste arco temos o contraventamento  da ponte.

 

            Localizada no centro da cidade, é de grande utilidade para todos os habitantes do município de Nova Era. Passou por revitalização em 1977, quando foram construídos os passeios laterais que medem aproximadamente um metro de largura.

 

            Em 2004, foi elevado o nível do guarda-corpo e colocado corrimão tubular de ferro.

 

            A pintura total da ponte foi executada em 2008, sendo retocada a cada ano.

 

         Já em 2010, sofreu alteração em sua estrutura para impedir a passagem de veículos pesados, porque os estudos realizados sobre a ponte indicaram que a estrutura da mesma não suporta mais que dez toneladas.

 

            Em 2016, foi Tombada como Patrimônio Cultural do município.

 

            A Ponte é, sem dúvida, umas das principais referências da cidade, este monumento destaca-se no cenário urbano, agora, enriquecido pelos projetos de revitalização que foram executados nas margens do Rio Piracicaba.  

 

CONFIRA ABAIXO MAIS IMAGENS DA PONTE BENEDITO VALADARES:



Galerias de Imagens

Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página